Colégio Estadual Professor Pedro Gomes

O nosso Colégio foi fundado em 29/10/1947 e tem a honra de ter tido como alunos mulheres e homens importantes em todo país. São profissionais de toda as áreas que nunca se esquecem de terem estudado conosco.




AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

1° Encontro de Informática da Formação Continuada de Gerente de Merenda

Aconteceu hoje, no período matutino, um encontro de gerentes de merenda no Laboratório de Informática do Pedrão, visando a informatização do gerenciamento da merenda.O encontro foi desenvolvido assim:

# Abertura do encontro,com a palavra do professor José Maria.
# Oração: Pai Nosso e Ave Maria.
# Apresentação de slides, com uma mensagem de incentivo.
# Exposição de idéias sobre dificuldades em gerenciar a merenda e em relação à informática.
# Cursistas têm acesso à planilha de cálculo/nota fiscal/conferência da merenda.
# Avaliação dos tópicos abordados no encontro.

Os cursistas se mostraram muito interessados em superar as dificuldades impostas pelo computador. Mas logicamente, não foram todos, alguns demonstraram um certo domínio da máquina.E também, em aprender a informatizar um serviço tão importante para o funcionamento do colégio como um todo.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Elaboração de Jornal-Mural sobre a China- Profa Silene


No período de 18/09 a 25/09 a professora Silene, troxe os alunos ao Laboratório de Informática (LIE) para que os alunos fizessem uma pesquisa sobre a China, para a elaboração de um jornal-mural sobre a China, em que os alunos utilizaram uma forma de descrição, a jornalistíca, para fazer tal trabalho.A professora soube conduzir a elaboração do trabalho, dando dicas e conselhos de como realizar a atividade.

Seminário e Discussão sobre o Problema da Fome no Brasil-3° ano matutino e noturno

No período de 18/09 a 25/09, a professora Silene incentivou um debate e uma discussão acalorada sobre a fome no Brasil, onde os alunos souberam explorar o tema de uma forma bem abrangente e politizada, em que, de forma coerente destacaram temas relevantes para as causas e as consequências para o grande problema que assola principalmente a região nordeste do país. Todos os alunos tiveram a chance de se expressar,sendo então, uma discussão com uma grande competitividade para se expor.Eles apontaram os principais problemas, e também apontaram soluções para, se não solucionar tal questão, mas para pelo menos minimizá-lo. Esse método foi uma forma diferente de estudar um tema tão importante e que, indiretamente interfere em nossas vidas.
A aula aconteceu no Laboratório de Informática com uso do datashow como recurso didático.

A Ilha das Flores- Aula de Geografia da Professora Silene- 3° ano

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Unilever X Água


Unilever é culpada por mau cheiro, diz laudo da Amma


09/09/2008 11:24




Vista das lagoas de aeração da Unilever: problema no local contribuiu com o mau cheiro na Capital

O mau cheiro que incomoda cerca de 25 bairros em Goiânia é causado pela empresa Unilever. Laudo técnico que confirma a razão do problema foi apresentado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) em entrevista coletiva na tarde de ontem. O departamento jurídico da Amma decidiu manter a multa por danos ambientais, estipulada em R$ 10 milhões. O valor pode ser alterado para mais ou para menos depois da argumentação da empresa. A Unilever tem 20 dias a partir do recebimento do laudo para apresentar defesa. O documento ainda não havia sido entregue até o final da tarde de ontem. A empresa informou, por meio de sua assessoria, que aguarda a notificação oficial para se pronunciar.

A Amma espera receber cópia da licença ambiental concedida pela Agência Ambiental do Estado. Se a Unilever estiver em desacordo com as normas ali estabelecidas, o diretor de Fiscalização do órgão, Airton Rossi, explica que a empresa pode ser autuada novamente. Gerente de Manejo de Resíduos Sólidos da Amma, Celma Alves dos Anjos afirmou ainda que a empresa não conseguiu renovar o alvará de vigilância sanitária para o exercício da empresa neste ano.

Técnicos e fiscais da agência fizeram coletas e visitas no local durante a semana passada. Foi constatado que o lodo recolhido na estação de tratamento da empresa possuía quantidades elevadas de gases nocivos à saúde humana, como amônia, sulfeto de hidrogênio (enxofre), arsênio e tricloroetileno. Todas essas substâncias estavam com quantidades acima do permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A amônia, por exemplo, deve estar presente com 20 miligramas por litro (mg/l) do lodo, e foram encontrados mais de 500 mg/l. O índice permitido para o enxofre é de 0,5 mg/l e foi constatado mais de 10 mg/l. No caso do tricloroetileno, o nível estava 243 vezes maior que o aceitável.

O trabalho de monitoramento começou em 27 de agosto, motivado por reclamações recebidas no Telefone Verde 161. Gerente de Monitoramento Ambiental do órgão, Ramiro Menezes diz que foi constatado, em visita à empresa, a falta do funcionamento de centrífugas que desidratam o lodo antes de descartá-lo. Afirma que a Unilever estava lançando irregularmente cerca de 192 toneladas de lodo de esgoto nas pastagens de propriedades rurais da redondeza da empresa no dia da visita.

Por ser período de entressafra, a produção da empresa está maior que o normal. Com isso, a produção de esgoto se torna inevitavelmente maior. O problema está no não tratamento desse material que é descartado nos córregos da região. De 1º a 5 de setembro deste ano, a Amma constatou 774 metros cúbicos de lodo sendo despejados de forma inadequada nas pastagens vizinhas à empresa. Material era consumido pelo gado, o que agravava o problema.

O relatório apresentado pela Amma explica ainda que o mau cheiro foi intensificado pela inversão térmica. O fenômeno fez com que os gases poluentes ficassem retidos na atmosfera durante período da noite e da madrugada. Como a camada de ar frio fica mais próxima da camada terrestre, as substâncias permanecem perto da população até o amanhecer. O vento foi o responsável pela abrangência do mau cheiro, que se concentrou principalmente nos bairros da região norte e central da cidade.


Água


A Saneago vai acrescentar uma etapa no tratamento da água em Goiânia. Será acrescido carvão ativado para amenizar o mau cheiro e o gosto ruim reclamado pela população goianiense nos últimos dias. O acréscimo do carvão ativado vai permanecer até o início do período chuvoso.

Fonte: Diário da Manhã

Volta ao Horário Normal de Aulas


E, aí galera!!!
A partir de hoje, o horário voltou à sua normalidade, pois com o início das chuvas, não justificava mais o horário alternativo,que foi uma medida do colégio para amenizar as altas temperaturas e a baixa umidade do ar, aliado a qualidade da agúa que não estava lá essas coisas.